Brindar com Prosecco está na moda: 4 espumantes italianos imperdíveis
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Nos últimos anos, o Prosecco ganhou grande popularidade em muitos países, tornando-se um dos espumantes mais consumidos no mundo. Produzido na região do Vêneto, no nordeste da Itália, esse espumante está muito associado a momentos festivos e descontraídos.
De aroma expressivo e excelente custo-benefício, o Prosecco é também um ingrediente-chave em coquetéis famosos, como o Bellini (purê de pêssego, suco de limão e espumante) e o tradicional Aperol Spritz.
Ao contrário do Champagne, que é feito pelo método tradicional, com a segunda fermentação na garrafa, o Prosecco é elaborado pelo método Charmat, em que a segunda fermentação ocorre em tanques de aço inoxidável. Isso contribui para seu caráter mais fresco e acessível.
Ele é produzido principalmente com a uva Glera, que confere ao vinho um perfil leve, frutado e floral. No blend dos Proseccos DOCs podem entrar também outras uvas, como Chardonnay, Pinot Bianco, Pinot Grigio e Pinot Nero (vinificada em branco), por até 15% do total.
Seus aromas típicos incluem maçã verde, pera, pêssego, flores brancas e, às vezes, um toque cítrico. Por seu frescor, o Prosecco é uma excelente opção como aperitivo, além de harmonizar bem com pratos leves, como saladas, frutos do mar e canapés.
Ficou curioso para experimentar espumantes Prosecco? Veja quatro rótulos que não podem faltar na sua adega.
Espumante Bottega Gold Prosecco DOC
Divulgação
Esse espumante apresenta aromas frutados, como maçã verde, pera e cítricos, além de notas de flores brancas e especiarias. Em boca, é redondo, harmonioso e elegante, com acidez presente e equilibrada. É excelente como aperitivo e em coquetéis, além de ter uma garrafa arrojada, perfeita para presentear.
Espumante Voga Prosecco Brut DOC
Divulgação
Espumante de perlage fino, elegante e perfeito para brindar. Apresenta aroma frutado, de damasco maduro, com notas de pêssego e maçã. Em boca, é fresco, saboroso e equilibrado. Ideal como aperitivo e para acompanhar canapés.
Espumante Prosecco DOC Rosé Millesimato Sperone
Divulgação
Espumante rosé, fresco e agradavelmente frutado com um harmonioso buquê de flores brancas e notas de frutas vermelhas. Apresenta perlage persistente. Ideal para acompanhar aperitivos à base de peixe ou frutos do mar, além de carnes brancas e vegetais grelhados.
Voga Prosecco Still DOC
Divulgação
Apesar de ser um Prosecco, esse vinho não é um espumante, mas um vinho tranquilo (sem perlage). No nariz, é fresco e frutado, com notas de maçã verde, pera, toques cítricos e florais. Em boca, é envolvente e apresenta notas de flor branca, maçã verde, pera e pêssego branco. Ideal sozinho, como aperitivo e com frutos do mar, sushi, peixe frito, charcutaria, pratos picantes de porco e frango, queijos cremosos ou salgados.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.