Paraná recebe alerta de geadas e temperaturas negativas
28/07/2025
(Foto: Reprodução) Geada: o que é e quais as condições necessárias para a formação do fenômeno?
O Paraná recebeu alerta de geadas para esta terça (29), quarta (30) e quinta-feira (31). A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo o órgão, uma massa de ar polar vai provocar queda nos termômetros e favorecer a formação do fenômeno nos últimos dias de julho. Na metade sul do estado e nos Campos Gerais, os termômetros devem se aproximar de 0ºC e há a possibilidade do registro de temperaturas negativas.
Para Palmas, por exemplo, a previsão é de que os termômetros cheguem às marcas mínimas na quarta-feira (30), que deve ser o dia mais frio da semana. Veja previsão do tempo por cidade mais abaixo.
✅ Siga o canal do g1 Ponta Grossa e região no WhatsApp
O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, afirma que deve começar a esfriar a partir da noite desta segunda-feira (28) em todo o Paraná.
“A partir de terça-feira as temperaturas diminuem bastante. Entre o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campo Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas devem ficar perto dos 5°C em algumas cidades, até mesmo com possibilidade de geada de fraca intensidade”, ressalta.
Junto com o frio, o tempo deve ficar estável. A previsão é que o Sol predomine em todas as regiões do estado - mas nem ele deve fazer as temperaturas subirem muito.
"Na quarta (30) há risco de geada fraca até mesmo na região norte, por conta das temperaturas mínimas entre 4°C e 7°C. Já no sul, centro-sul, sudoeste e Campos Gerais, as temperaturas podem ficar negativas. Já na quinta, a possibilidade de geadas é maior no centro-Sul, sudoeste e nos Campos Gerais, que terão temperaturas ligeiramente abaixo dos 5°C no amanhecer", aponta o órgão.
Ainda de acordo com o meteorologista do Simepar, na tarde de quinta (31) as temperaturas voltam a subir, e na sexta-feira (1º) o frio perde bastante intensidade.
“Há uma probabilidade maior para a ocorrência de nevoeiros na sexta (1º), e com isso a temperatura não diminui tanto. À tarde os valores nos termômetros já ficam bem agradáveis, acima dos 20°C em praticamente todas as regiões paranaenses”, afirma Braun.
General Carneiro é uma das cidades que deve registrar geada no Paraná
Ana Maria Mello Jekel
Leia também:
Ucrânia: Paranaense quer deixar guerra, mas contrato exige seis meses de treinamento
BR-153: Carros batem de frente, um passageiro morre e outras quatro pessoas ficam feridas
Curitiba: Sul-africana morta por namorado estrangeiro relatou agressões dele nos EUA nove meses antes do assassinato
Alerta de geada para o Paraná
Alerta geada do Simepar
Reprodução/Simepar
A alerta geada do Simepar aponta a possibilidade da formação do fenômeno na terça (29) em regiões dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e sudoeste e do centro-sul do estado. Na maior parte, a geada deve ser fraca - exceto em áreas próximas a Guarapuava.
Como na quarta-feira (30) a previsão é que o frio ganhe força, há possibilidade de geadas mais fortes nas mesmas regiões. Mais ao norte também esfria, com condição para geadas fracas, alerta o Simepar.
"Segue frio na quinta-feira (31), com possibilidade de geadas fracas no centro-sul, Campos Gerais e RMC", finaliza o órgão.
SAIBA MAIS: Geada: o que é e quais as condições necessárias para a formação do fenômeno?
Previsão do tempo
Veja, abaixo, a previsão do tempo do Simepar para o Paraná:
Terça-feira, 29 de julho
Previsão do tempo do Simepar para terça-feira, 29 de julho
Reprodução/Simepar
Quarta-feira, 30 de julho
Previsão do tempo do Simepar para quarta-feira, 30 de julho
Reprodução/Simepar
Quinta-feira, 31 de julho
Previsão do tempo do Simepar para quinta-feira, 31 de julho
Reprodução/Simepar
Sexta-feira, 1° de agosto
Previsão do tempo do Simepar para sexta-feira, 1º de agosto
Reprodução/Simepar
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
d
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul