Syrah: a uva tinta para quem gosta de vinhos com toque de especiarias
24/07/2025
(Foto: Reprodução) A Syrah não é a única, mas talvez seja a uva mais emblemática quando se fala em aromas de especiarias e pimentas no vinho. Originária do Vale do Rhône, na França, foi na Austrália e na África do Sul, países onde é conhecida como Shiraz, que a variedade se popularizou.
Símbolo de vinhos robustos e cheios de personalidade, é uma uva tinta caracterizada por aromas intensos e sabores marcantes. É uma escolha frequente para quem busca um rótulo de presença forte e elegante.
De cor profunda, a Syrah possui aroma de frutas negras, como amora, cassis e ameixa, além de toques de especiarias, pimenta-do-reino, baunilha e, em alguns casos, nuances de chocolate ou couro, especialmente nas versões que passam por longo amadurecimento.
Em boca, o vinho costuma apresentar taninos firmes, acidez equilibrada e um final persistente, o que o torna ideal para acompanhar pratos com mais sustância, como carnes vermelhas, assados e queijos fortes.
A depender da região de produção, o vinho de Syrah apresenta características que variam: os rótulos australianos tendem a ser mais encorpados e aromáticos, enquanto os franceses, especialmente do Rhône, apresentam uma elegância mais refinada e destacada mineralidade.
Ficou curioso para sentir os aromas apimentados desta uva? Confira 5 rótulos de diferentes regiões para você se surpreender.
Jacob's Creek Shiraz
Divulgação
Vinho tinto australiano com os clássicos aromas de frutas vermelhas e notas apimentadas. Em boca, possui boa acidez, taninos macios e final longo e agradável. Ideal para acompanhar pernil de cordeiro assado, queijos moles e cremosos como o cheddar.
Mil Historias Syrah
Divulgação
Vinho tinto vegano produzido na Espanha. Apresenta aromas de frutas vermelhas e negras, com notas de especiarias. Estruturado, com taninos macios e longo final.
Amadureceu por 4 meses em barrica de carvalho francês. É perfeito com carnes de caça, pratos condimentados e queijos como Roquefort.
Alfredo Roca Fincas Syrah
Divulgação
Vinho tinto argentino com aroma de frutas vermelhas, negras e especiarias. Em boca, tem muito sabor de fruta vermelha fresca, taninos maduros e ótimo equilíbrio. Amadureceu em barrica de carvalho por 9 meses. Harmoniza com carnes vermelhas e massas ao molho de carne.
Vinha do Jeremias Single Vineyard DOC Alentejo
Divulgação
Vinho tinto português sofisticado elaborado pela técnica da pisa a pé e assinado pelo renomado enólogo João Portugal Ramos. Apresenta aromas complexos de frutas maduras com notas minerais, de chocolate amargo e especiarias. Em boca, é potente, elegante, com taninos macios e longo final. Amadureceu por 12 meses em pipas de carvalho americano e francês. Ideal para acompanhar carnes vermelhas e queijos curados.
Stemmari Passiata Terre Siciliane IGT
Divulgação
Esse tinto do sul da Itália é elaborado com as uvas Syrah e Nero d’Avola, típica da Sicília. Apresenta aromas de cerejas, amoras, framboesas com notas florais de violeta. Em boca, destacam-se as notas de especiarias, tabaco e baunilha. Vinho de excelente estrutura, elegante e de taninos macios.
As uvas são vinificadas separadamente. A Syrah amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho; em um primeiro momento, a Nero d’Avola não passa por barrica. Depois do blend, o vinho descansa 6 meses em inox antes da comercialização.
Sirva com queijos curados, carnes vermelhas e peixes assados.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.