Vendas de pequenas empresas pela internet crescem 1.200% em 5 anos

  • 05/12/2025
(Foto: Reprodução)
Com aumento das vendas online, manter uma presença digital deixou de ser opcional para pequenos e médios empreendedores Freepik Sua empresa existe para quem está online? Em apenas cinco anos, as vendas online de micro e pequenas empresas brasileiras deram um salto histórico, passando de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024, o que representa um crescimento próximo de 1.200% no período. O avanço é expressivo também entre médias e grandes empresas, mas em um ritmo proporcionalmente menor, com as vendas saindo de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões no mesmo período. Esse aumento de 220% reforça um movimento claro: a internet se consolidou como um dos principais motores de crescimento e competitividade para os pequenos negócios. Os dados são do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, publicação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com dados da Receita Federal. 7 passos para fortalecer sua presença digital de forma prática Estar online deixou de ser opcional e passou a ser uma condição básica para continuar relevante no mercado, e a sua pequena empresa pode fazer isso seguindo esses passos: Crie um site otimizado O site é o centro da sua presença digital e ele precisa ser rápido, adaptado ao celular, organizado e pensado para aparecer nas buscas do Google com a ajuda de um bom trabalho de SEO e GEO (técnica que garante visibilidade também nas respostas fornecidas por IA). Invista em SEO local Para negócios físicos, o SEO local é decisivo. Ele conecta sua empresa a pessoas que buscam soluções próximas, como “padaria perto de mim” ou “clínica de odontologia no bairro Água Verde”. Use o Perfil da Empresa no Google como seu outdoor O antigo Google Meu Negócio é uma das ferramentas mais poderosas para pequenas empresas por exibir endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos e avaliações. É importante manter esse perfil sempre atualizado, principalmente diante de mudanças na localização ou nos canais de contato. Marque presença nas redes sociais Escolha as plataformas certas para o seu público-alvo e produza conteúdos que informem, esclareçam dúvidas e gerem conexão, sem transformar o perfil em um catálogo de vendas ambulante. Também é importante deixar informações práticas (localização, horário de funcionamento, modo de uso do produto) com fácil acesso, como nos destaques do Instagram. Também pode ser interessante identificar influenciadores que tenham identificação com a sua marca e propor parcerias. Invista em anúncios Com poucos reais por dia, é possível criar campanhas no Google e Instagram para atingir o público certo no momento ideal. Organize seus canais de atendimento digitais Configure o WhatsApp Business com respostas automáticas e horários definidos e mantenha as informações da empresa padronizadas em todas as plataformas. Cuide da sua reputação online Monitore avaliações no Google e no Reclame Aqui, além de comentários e marcações nas redes sociais para respondê-las com rapidez e clareza. Se estar no digital não é mais uma opção, faça isso do jeito certo A Ligga Telecom tem a internet fibra ideal para pequenas empresas e negócios locais impulsionarem sua presença digital. Nossos planos oferecem: Conectividade rápida e estável com o Super Wi-Fi Mesh, que expande o sinal para todos os cantos da empresa ou do home office sem interferências Instalação grátis Suporte e atendimento rápido e dedicado Conheça as nossas soluções e fale com um consultor hoje mesmo para destacar a sua PME na internet.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/ligga-telecom-conectando-negocios-cidades-e-pessoas/noticia/2025/12/05/vendas-de-pequenas-empresas-pela-internet-crescem-1200percent-em-5-anos.ghtml


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